Please enable JS
11, AGOSTO 2017

Circuito Exceleite premia criadores durante a Expointer

Noticia

No dia 1º de setembro, sexta-feira, às 15h, na pista de julgamento do gado leiteiro, durante a 40ª Expointer, ocorre a entrega da premiação do Circuito Exceleite 2017. O proprietário da Vaca Suprema Ouro receberá um automóvel Mobi Easy 4 P 2017/2018, vermelho, com o patrocínio das empresas Supra e Sicredi. Na categoria Suprema Prata, o prêmio será R$ 4,5 mil em medicamentos, patrocínio do Laboratório Calbos Saúde Animal.

Na categoria Pista Ouro, o prêmio são cinco doses de sêmen convencional do touro 7H10506 Maple-Downs-I GW Atwood-ET, com o patrocínio da empresa Select Sire. A Prata leva Exames Bacteriológicos mensais com 15 amostras/mês pelo período de um ano, patrocínio da Milkone. Na categoria Produção Ouro, a premiação será cinco doses de sêmen convencional do touro 7H10506 Maple-Downs-I GW Atwood-ET, com o patrocínio da empresa Select Sire.

Em sua 11ª edição, o Exceleite teve início em setembro de 2016 e encerra em agosto deste ano, durante a Expointer. O prêmio foi lançado em 2007 pela Gadolando como reconhecimento à fêmea da raça que produzir mais leite – Exceleite Produção; a que tiver o melhor desempenho na pista de julgamento – Exceleite Pista e a que se destacar tanto na produção de leite como na pista de julgamento – Exceleite Suprema.

Estes animais, no período de um ano, participam das Exposições Ranqueadas do interior do Estado, que integram um circuito estadual, onde valerá a maior nota destas exposições, acrescidas da Expoleite/Fenasul e finalizando na Expointer. Participam deste circuito todos os animais inscritos nas exposições oficiais e ranqueadas da raça holandesa no Rio Grande do Sul.

Entre os objetivos da premiação, está o de avaliar o desempenho dos animais concorrentes em no mínimo, três diferentes situações e épocas do ano demonstrando a longevidade, adaptabilidade e persistência da lactação e potencial produtivo da raça holandesa. Também pretende demonstrar aos criadores de raças leiteiras e aos diversos públicos a excelência dos melhores animais do criatório sul rio-grandense, segundo colocado na produção de leite do País.

Além disso, busca incentivar os criadores a participarem de exposições, que são importantes ocasiões de comparação, aprendizado, estreitamento de relacionamento e intercâmbio de experiências entre os criadores de bovinos leiteiros e também os expositores da região metropolitana a exporem em pelo menos uma exposição do interior do Estado e os do interior do Estado a participarem da Expointer e Expoleite/ Fenasul, em Esteio. Ao final, cria-se a oportunidade de divulgação das conquistas de produtividade alcançadas no Estado do Rio Grande do Sul pela raça holandesa.

A 40ª Expointer ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, no parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A entrada dos animais da raça holandesa no parque ocorre nos dias 23, 24 e 25 de agosto, quarta, quinta e sexta-feira. O Concurso Leiteiro será nos dias 28 e 29, segunda e terça-feira e o julgamento de classificação, nos dias 30 e 31, quarta e quinta-feira.

Foto meramente ilustrativa

Luciara Schneid

RP 7540

Assessoria de Imprensa Gadolando RS

(53) 98101-46-25 (WhatsApp)

(51) 99585-9767 (Vivo)

assessoria.gadolando@gmail.com